Cuidado com o Pet. Como são treinados os cães de assistência?

Cuidado com o Pet é o podcast do P3 sobre animais de estimação. Conversamos com o presidente da Ânimas para sabermos como é que os cães de assistência são treinados.

Foto
Os cães de assistência ajudam cegos, surdos e pessoas com incapacidade física âNIMAS

Os cães de assistência não são animais de companhia, mas acompanham os donos para qualquer lugar. Podem ser cães-guia e ajudar pessoas cegas, cães para surdos e ainda de serviço, ou seja, dão apoio a quem tem dificuldades motoras ou doenças como epilepsia e autismo.

Neste episódio do podcast Cuidado com o Pet quisemos perceber como é que estes cães são treinados e quanto tempo é necessário até que estejam aptos para serem gratuitamente cedidos aos futuros tutores.

Abílio Leite, presidente da Ânimas, associação do Porto que se dedica a este trabalho, explica que o treino só começa quando o cão tem mais de um ano e que é necessária uma equipa de treinadores, técnicos e veterinários durante o processo.

No caso das pessoas surdas, um cão de assistência é treinado para dar sinal quando ouve um barulho. Da mesma forma, explica Abílio, se o tutor tiver epilepsia, o animal vai rapidamente procurar ajuda durante um ataque e, em certos casos, consegue detectá-lo antes de este acontecer.


Segue o Cuidado com o Pet no Spotify, Apple Podcasts, Soundcloud e outras aplicações para podcasts.

Foto

Conhece os podcasts da rede PÚBLICO em publico.pt/podcasts. Tens uma ideia ou sugestão? Envia um e-mail para podcasts@publico.pt.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários