Empresário do sector imobiliário desmente compra de participação na Global Media
O empresário Arlindo Mendes Ferreira nega qualquer envolvimento com a Global Media e desmente a informação de que iria comprar uma participação no capital da mesma.
Arlindo Mendes Ferreira, empresário do sector imobiliário, desmente que vai comprar uma participação no capital da Global Media Group e nega qualquer envolvimento ou sequer contacto com o grupo que detém títulos como o Diário de Notícias ou o Jornal de Notícias. A informação tinha sido avançada, esta quinta-feira, pelo Jornal de Negócios, que indicava que este empresário iria comprar uma participação de 10% no grupo de comunicação, por 1,5 milhões de euros.
Fundada nas Caldas da Rainha em 2007, a Mendes Ferreira é detida pelo empresário Arlindo Mendes Ferreira e pela sua mulher, Ana Maria Castanheira Tomás. A empresa actua no sector do imobiliário, mas, também, na prestação de serviços de consultoria estratégica, "serviços conexos com as actividades sociais e "serviços médicos de gastrenterologia", de acordo com a informação disponibilizada no portal de actos societários do Ministério da Justiça. Esta tarde, o Jornal de Negócios indicou que esta empresa iria entrar no capital da Global Media, mas a informação é agora desmentida pelo próprio Arlindo Mendes Ferreira, em declarações ao PÚBLICO.
"A notícia é completamente falsa e infundada, pelo que peço que se desminta. Não há, sequer, quaisquer contactos com a empresa ou com qualquer um dos accionistas. Nem os conheço", frisou o empresário.
De acordo com a informação mais recente disponibilizada no portal da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), relativa a 2020, a Global Media é detida, maioritariamente, pelo empresário José Pedro Carvalho Reis Soeiro (com uma participação de 35%), a KNJ Global (empresa controlada pelo macaense Kevin Ho, com uma participação de 32,25% no grupo de comunicação português), a Olivemedia (empresa de Joaquim Oliveira, com uma participação de 19,25%) e o Grupo Bel, detido pelo empresário Marco Galinha, com uma participação de 10,5%.
Nesta estrutura accionista, sobra uma participação de 3% para se chegar à totalidade do capital da empresa, cuja propriedade não está disponibilizada no portal da ERC, nem em qualquer documentação pública da própria Global Media.
No início deste ano, foi anunciado o despedimento de mais quatro jornalistas do Diário de Notícias, uma das publicações detidas pela Global Media. Em 2008, o Diário de Notícias contava com mais de 60 jornalistas. Já este ano, e três despedimentos colectivos depois, o último dos quais em 2020, a redacção conta agora com 18 jornalistas, dos quais quatro juniores, mais três directores e nove editores.
Notícia corrigida às 16h47, com declarações do empresário Arlindo Mendes Ferreira, que desmente as informações inicialmente difundidas de que iria comprar uma participação na Global Media.