Neemias Queta em segundo na votação de jogador mais valioso da G League da NBA

Internacional português teve o reconhecimento de treinadores e directores da G League, depois de uma época em que ajudou os Stockton Kings a alcançar o melhor registo da fase regular.

Foto
Neemias Queta teve uma época de afirmação na liga de desenvolvimento da NBA EPA/JOHN G. MABANGLO

O basquetebolista Neemias Queta ficou em segundo lugar na votação de jogador mais valioso (MVP) da fase regular da G League, a liga de desenvolvimento da NBA.

O poste português foi apenas superado pelo base Carlik Jones, dos Windy City Bulls (equipa secundária dos Chicago Bulls), de acordo com o anúncio da liga norte-americana de basquetebol. E ficou à frente de David Duke Jr., dos Long Island Nets, equipa de desenvolvimento os Brooklyn Nets.

Na G League, Queta alinhou pelos Stockton Kings, terminando a fase regular com médias de 16,8 pontos, 8,8 ressaltos, 2,4 assistências e 1,9 desarmes de lançamento.

Na sua segunda temporada com um contrato two-way (duas vias), que permitiu saltitar entre os Sacramento Kings e os Stockton Kings, Neemias foi a principal figura do conjunto treinado por Bobby Jackson, sendo preponderante na obtenção do melhor registo na fase regular da G League.

Na fase a eliminar, os Stockton Kings caíram perante os Sioux Falls Skyforce, a equipa filiada dos Miami Heat, numa eliminatória a apenas um jogo. Neemias Queta terminou o encontro com 18 pontos, nove ressaltos e cinco desarmes de lançamento em 33 minutos.

O menor espaço que teve na NBA, numa equipa dos Kings que este ano encerrou um ciclo recorde de 16 anos sem atingir os play-offs, permitiu ao poste de 23 anos ter estabilidade na liga de desenvolvimento, consolidando o seu jogo e afirmando-se como um dos jogadores mais eficientes e um protector do aro dominador e temido pelos adversários.

Em 45 jogos pelos Stockton Kings, entre a Showcase Cup e a fase regular, Neemias registou melhorias em quase todas as estatísticas individuais e figura no topo da lista em várias estatísticas avançadas.

A boa época valeu-lhe ainda a chamada ao jogo All-Star da G League, num encontro que reuniu as principais figuras da liga de desenvolvimento e no qual o internacional português apontou 22 pontos, nove ressaltos, cinco assistências e um desarme de lançamento.

O poste, de 23 anos e 2,13 metros, foi o primeiro português a integrar uma equipa da NBA, depois de ter sido eleito pelos Sacramento Kings no 39.º lugar do draft de 2021. Esta época, disputou apenas quatro jogos pela equipa de Sacramento.