Inquérito a professores: recuperar todo o tempo de serviço congelado é a principal reivindicação

Inquérito a cerca de dez mil professores conclui que recuperar o tempo de serviço é a principal reivindicação da classe. Governo e sindicatos voltam a reunir-se na quarta-feira.

Foto
Professores reivindicam também a eliminação das quotas para Muito Bom e Excelente na avaliação de desempenho docente Maria Abranches

Se há uma reivindicação comum a boa parte dos professores e educadores – e da qual não abrem mão – é a recuperação integral de todo o tempo de serviço congelado (seis anos, seis meses e 23 dias). Um inquérito a mais de dez mil profissionais comprova-o: recuperar esses anos de trabalho congelado é a primeira das dez principais reivindicações que destacam. Nessa priorização, os docentes incluem também a eliminação das vagas no acesso aos 5.º e 7.º escalões, assim como das quotas para Muito Bom e Excelente na avaliação de desempenho docente, por exemplo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.