Ucrânia, Irão e crise climática dominam imagens finalistas do World Press Photo
Júri de selecção do maior concurso de fotojornalismo e fotografia documental do mundo escolheu temas incontornáveis de 2022. Vencedores serão conhecidos a 20 de Abril. Não há portugueses na corrida.
A guerra na Ucrânia, os protestos históricos no Irão e os efeitos da emergência climática em vários continentes são alguns dos temas vencedores da competição regional do World Press Photo 2023, que premiou 24 fotojornalistas e atribuiu seis menções honrosas. “As fotografias que escolhemos para representar 2022 são indicativas deste momento no tempo e servirão como documentos históricos do que foi o ano, para que as gerações vindouras possam recordá-los e, esperamos, aprender com eles”, diz o presidente do júri, Brent Lewis, editor de fotografia do diário The New York Times, comentando as escolhas anunciadas esta quarta-feira.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.