“Nunca consigo utilizar o corredor bus do princípio ao fim” — o problema do estacionamento em segunda fila no Porto
O PÚBLICO viajou em três linhas da STCP para entender a dimensão do que Rui Moreira já descreveu como um “problema inultrapassável de falta de civismo”.
Primeira paragem da linha 402 da STCP, que liga a Boavista a São Roque, no Porto. O autocarro é logo forçado a manter-se na faixa de rodagem: a paragem está inacessível devido a uma carrinha branca de caixa aberta parada em frente. Também não dá para encostar ao passeio antes da paragem — já aí se encontram automóveis, também mal estacionados numa zona com linha contínua amarela e de paragem para cargas e descargas. Antes, os poucos metros desde o terminal do Bom Sucesso até à paragem na Rotunda da Boavista permitem encontrar vários carros parados em segunda fila, na ausência de lugares vagos de estacionamento.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.