Crianças ucranianas entre dois mundos: quase dez mil fora do ensino português
Entre os 14.108 menores de idade ucranianos a quem foi concedida protecção temporária, há quem esteja só no sistema de educação português, quem esteja só no ucraniano e quem esteja em ambos.
As crianças vão entrando no Centro Infantil Vinochok, em Matosinhos, para mais um sábado de actividades organizadas pelo núcleo do Porto da Associação dos Ucranianos de Portugal. Poucas usam disfarce. “O Carnaval não faz parte das tradições da Ucrânia”, explica a coordenadora, Lyudmyla Artysh. Muitas chegaram no último ano, fugindo à guerra. Algumas ainda não estão matriculadas no sistema escolar português, onde os desfiles de Carnaval são regra. Esta manhã, numa aproximação à cultura portuguesa, serão todas desafiadas a fazer máscaras de papel.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.