Disney elimina episódio dos Simpsons em Hong Kong com referência a ‘trabalhos forçados”

No episódio, a personagem Marge Simpson diz: “Eis as maravilhas da China. Minas de Bitcoin, campos de trabalhos forçados onde as crianças fazem smartphones.”

Foto

A Walt Disney Co. removeu do seu serviço streaming em Hong Kong um episódio da série de desenhos animados Os Simpsons que incluía uma referência a “campos de trabalhos forçados” na China.

O episódio One Angry Lisa da 34.ª temporada de Os Simpsons foi emitido pela primeira vez na televisão em Outubro e não ficou claro quando é que o episódio foi removido do serviço de streaming de Hong Kong, segundo a agência de notícias Associated Press.

No episódio, a personagem Marge Simpson faz uma aula virtual de spin cujo instrutor está junto a um fundo virtual da Grande Muralha da China e diz: “Eis as maravilhas da China. Minas de Bitcoin, campos de trabalhos forçados onde as crianças fazem smartphones.”

A questão do trabalho forçado é delicada na China. Pequim assumiu o controlo de Hong Kong, ex-colónia britânica, em 1997.

Governos ocidentais e activistas acusam há anos a China de aprisionar centenas de milhares de minorias étnicas – principalmente uigures – na região ocidental de Xinjiang em campos de detenção. A China rejeitou as acusações de que usa trabalho forçado nesses campos.

A China justifica os campos afirmando que são centros de educação projectados para ensinar mandarim e habilidades vocacionais.

Em 2021, Hong Kong, ex-colónia britânica, implementou uma lei de censura de filmes que permitiria às autoridades proibir filmes considerados contrários aos interesses de segurança nacional.