FPF distribui 6,2 ME da UEFA por 30 clubes das provas profissionais

A verba dará cerca de 207 mil euros para cada um dos 30 emblemas nacionais das competições profissionais que estão abrangidos pelo fundo de solidariedade do organismo europeu.

Foto
Fernando Gomes, presidente da FPF LUSA/TIAGO PETINGA

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai distribuir 6,2 milhões de euros do fundo de solidariedade da UEFA, destinado à formação, por 30 clubes da I Liga e da II Liga, revelou nesta segunda-feira o organismo.

Esta verba será distribuída pelos clubes que não marcaram presença nas fases de grupos das competições europeias na época 2021/22, pelo que ficarão de fora Benfica, FC Porto, Sporting, Sp. Braga, bem como as equipas B da II Liga.

Serão 207,4 mil euros para cada um dos 30 emblemas nacionais das competições profissionais que estão abrangidos pelo fundo de solidariedade da UEFA, destinado a desenvolver o futebol de formação dos clubes.

A verba angariada representa 4% das receitas da Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência Europa, num total de 134,5 milhões de euros, aos quais se junta um valor acrescido de 35 milhões de euros de receita excedente.

Na época de 2021/22, na Liga dos Campeões, o Benfica atingiu os quartos-de-final, sendo eliminado pelo Liverpool, o Sporting os "oitavos", tendo sido afastado pelo Manchester City, e o FC Porto foi terceiro na fase de grupos e caiu para a Liga Europa.

Na Liga Europa, o Sporting de Braga foi afastado nos quartos-de-final pelo Rangers e o FC Porto, proveniente da Liga dos Campeões, foi eliminado nos oitavos pelo Lyon.