FPF distribui 6,2 ME da UEFA por 30 clubes das provas profissionais
A verba dará cerca de 207 mil euros para cada um dos 30 emblemas nacionais das competições profissionais que estão abrangidos pelo fundo de solidariedade do organismo europeu.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai distribuir 6,2 milhões de euros do fundo de solidariedade da UEFA, destinado à formação, por 30 clubes da I Liga e da II Liga, revelou nesta segunda-feira o organismo.
Esta verba será distribuída pelos clubes que não marcaram presença nas fases de grupos das competições europeias na época 2021/22, pelo que ficarão de fora Benfica, FC Porto, Sporting, Sp. Braga, bem como as equipas B da II Liga.
Serão 207,4 mil euros para cada um dos 30 emblemas nacionais das competições profissionais que estão abrangidos pelo fundo de solidariedade da UEFA, destinado a desenvolver o futebol de formação dos clubes.
A verba angariada representa 4% das receitas da Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência Europa, num total de 134,5 milhões de euros, aos quais se junta um valor acrescido de 35 milhões de euros de receita excedente.
Na época de 2021/22, na Liga dos Campeões, o Benfica atingiu os quartos-de-final, sendo eliminado pelo Liverpool, o Sporting os "oitavos", tendo sido afastado pelo Manchester City, e o FC Porto foi terceiro na fase de grupos e caiu para a Liga Europa.
Na Liga Europa, o Sporting de Braga foi afastado nos quartos-de-final pelo Rangers e o FC Porto, proveniente da Liga dos Campeões, foi eliminado nos oitavos pelo Lyon.