Divulgadas novas imagens da Starship, uma nave que nos poderá levar à Lua
A SpaceX divulgou imagens da Starship numa rampa de lançamento no Texas, EUA. Esta nave espacial poderá vir a ser usada pela NASA, no programa Ártemis, que procura levar astronautas à Lua.
A empresa SpaceX apresentou novas imagens da Starship, a nave espacial que será usada nos voos à volta da Lua. Ainda sem data definida, deverá fazer um teste em órbita da Terra nas próximas semanas. Por agora, ficamos com a sua visão numa rampa de lançamento, quase como se o veículo estivesse quase a ser lançado.
Está imóvel e a apontar para o céu, como se estivesse pronta a descolar a qualquer momento. É assim que está a Starship nas imagens divulgadas esta semana pela SpaceX, na sua plataforma de lançamento no Texas, nos Estados Unidos.
Neste momento, vão iniciar-se várias experiências antes de um teste de voo nas semanas seguintes, indica a própria empresa na sua conta de Twitter, sem avançar uma data. “A equipa está a começar uma série de testes antes de avançar para o seu primeiro teste de voo nas semanas seguintes”, refere a SpaceX nessa publicação.
Antes de se tornar o veículo que fará as viagens à volta da Lua, a Starship tem de mostrar aquilo que vale. Primeiro, terá de ser testada a sua segurança. Depois, vai ter de mostrar que é ideal para levar humanos a bordo. Só assim poderá vir um dia a integrar o programa de exploração espacial Ártemis, da NASA, que começou os seus testes oficialmente em 2022.
Quando se refere a Starship, normalmente está a indicar-se o veículo com o próprio nome Starship e o foguetão Super Heavy. No seu conjunto, representa um sistema de transporte completamente reutilizável que foi concebido para levar carga e uma equipa de astronautas numa viagem à órbita da Terra e de Marte. “A Starship será o veículo mais poderoso a ser lançado que se desenvolveu”, refere a empresa no seu site. Tem 120 metros de altura.