As juradas do Women’s World Car of the Year (WWCOTY) começaram a votar esta semana, num processo que culminará com a revelação dos vencedores das seis categorias, a 15 de Fevereiro. Os líderes das classes serão, posteriormente, submetidos a uma segunda avaliação para apurar o carro que, globalmente, se apresentou como a melhor solução em 2022, sendo avaliados aspectos como relação qualidade/preço, segurança, funcionalidades, mecânicas e design, entre outros. O vencedor global será anunciado a 8 de Março, data em que se assinala o Dia Internacional da Mulher.
Entre os automóveis que já estão disponíveis no mercado português (ou que já foram apresentados), DS 4, Honda Civic, Kia Niro, Opel Astra, Renault Megane e-Tech, Smart #1 e Toyota Aygo X disputam a categoria de modelo urbano (comprimento até 4,4 metros).
Já o Alfa Romeo Tonale, BMW Series 2 Active Tourer, BMW X1 iX1, Dacia Jogger, Nissan Ariya e Renault Austral disputam a classe dos familiares (entre 4,4 e 4,6 metros).
Os familiares grandes (mais de 4,6m) incluem BMW 4 Series Gran Coupé, BMW 7 Series/i7, Citroën C5 X, Mercedes-Benz EQE e Peugeot 408, ao passo que os SUV grandes integram Audi Q5 e-Tron, Land Rover Range Rover, Lexus RX, Lexus RZ, Mazda CX 60, Mercedes-Benz EQE, Mercedes-Benz GLC e Nissan X-Trail.
Por fim, as categorias para as quais o tamanho não importa: performance e pick-ups/4x4. No primeiro, por Portugal, comercializa-se o Maserati Grecale (modelo que permitiu à marca um número recorde de vendas no ano passado) e Mercedes-Benz AMG SL. Entre pick-ups/4x4, apenas o Ford Ranger se pode encontrar no mercado luso.
Na última edição, o Peugeot 308 saiu vencedor de uma segunda ronda de votação entre os líderes de cada segmento, depois de ter conquistado a classe dos automóveis urbanos. Outros vencedores foram Ford Mach-E (Familiar), Kia Sportage (SUV Familiar), BMW iX (Grande SUV), Audi e-Tron GT (Performance) e Jeep Wrangler 4xe (4x4).
Criados pela jornalista neozelandesa Sandy Myhre, em 2009, o objectivo dos prémios é a escolha dos melhores carros, por um conjunto de juradas especializadas no tema, tendo como base critérios como a segurança, a qualidade, o preço e respectiva relação com o produto proposto, o design, a facilidade de condução, os benefícios e pegada ambiental.
Actualmente, votam 61 jornalistas de 44 países, Portugal incluído, e com a representação de todos os continentes.