INEM acciona planos de contingência após dificuldades nas comunicações dos CODU
Telefones dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes estiveram “sem funcionar” no final desta tarde, confirma o presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar.
Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) registaram dificuldades nas comunicações, que obrigaram ao accionamento dos planos de contingência, adiantou esta segunda-feira à Lusa fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
"Houve um problema com os CODU que está a ser solucionado neste momento, mas estão em curso os planos de contingência", referiu a mesma fonte, que remeteu para um comunicado mais esclarecimentos sobre esta situação.
Entretanto, o sistema de comunicações já está a funcionar em pleno: "Às 20h36 foram integralmente repostas as comunicações móveis e às 20h50 o sistema de dados" do Centro de Orientação de Doentes Urgentes, referiu o INEM em comunicado.
O presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) confirmou à Lusa que, ao final da tarde, se registaram problemas de comunicações nos CODU, que estavam, nesta altura, com os "telefones sem funcionar".
"Quer isso dizer que as comunicações com os meios estão a ser feitas via rádio SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal), mas não estão a ser encaminhadas sequer as chamadas 112 para o CODU", referiu Rui Lázaro.
Os CODU do INEM são as centrais de emergência médica que coordenam e gerem um conjunto de meios de socorro — ambulâncias, viaturas médicas de emergência e reanimação, motos e helicópteros —, seleccionados com base na situação clínica das vítimas.
Em comunicado, o INEM explicou, entretanto, que na sequência dos testes regulares de verificação dos sistemas do CODU "verificou-se, pelas 18h05, um incidente com o backup de fornecimento de energia que motivou a queda das comunicações".
O INEM adiantou que "activou de imediato o plano de contingência previsto, privilegiando o accionamento de meios de emergência através da rede SIRESP e recorrendo aos sistemas redundantes de que dispõe em termos de telecomunicações móveis para atendimento de chamadas, garantido desta forma o funcionamento" do Sistema Integrado de Emergência Médica.
Segundo o instituto, desde o primeiro momento estão a ser realizadas diligências para que a reposição do sistema ocorra com a maior brevidade possível.
O INEM apelou também para a colaboração dos cidadãos, solicitando que liguem para o 112 apenas em caso de emergência.
Para as situações de aconselhamento devem recorrer ao Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, através do 808 24 24 24, o que permitirá que aos CODU do INEM cheguem apenas chamadas de verdadeiras emergências médicas, sublinhou o comunicado.
O 112 é o Número Europeu de Emergência, sendo comum, para além da área da saúde, a outras situações como incêndios, assaltos ou roubos. As chamadas efectuadas para o 112 são atendidas pela PSP e pela GNR e são canalizadas apenas para os CODU do INEM as chamadas relativas a socorro na área da saúde.