Zelensky acusa Rússia de “matar por prazer” em Kherson
Presidente ucraniano partilhou imagens de um ataque neste sábado através da rede Telegram e disse que o bombardeamento fez pelo menos cinco mortos e 35 feridos.
- Em directo. Siga os últimos desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia
- Guia visual: mapas, vídeos e imagens que explicam a guerra
- Especial: Guerra na Ucrânia
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou a Rússia de ter lançado um ataque contra a cidade ucraniana de Kherson, neste sábado, "por puro prazer de matar". Segundo Zelensky, o ataque russo fez pelo menos cinco mortos e feriu outras 35 pessoas.
Zelensky partilhou fotografias do local do ataque através da sua conta na aplicação de mensagens Telegram. Nas imagens vêem-se carros em chamas, janelas estilhaçadas e o que parecem ser corpos espalhados na rua.
"Muito provavelmente, as redes sociais vão marcar estas imagens como 'material sensível'. Mas não se trata de material sensível — é a vida real dos ucranianos na Ucrânia", disse Zelensky. "Não são instalações militares. É o terror, é matar por prazer e para intimidar."
A cidade de Kherson — a única capital regional conquistada pela Rússia desde o início da invasão, a 24 de Fevereiro — foi reconquistada pelo Exército ucraniano em Novembro. Desde essa altura, Kiev acusa Moscovo de bombardear a cidade a partir da outra margem do rio Dnipro.
Kyrylo Tymoshenko, um conselheiro do Presidente ucraniano, disse que 16 dos 35 feridos no ataque russo contra Kherson estão em estado considerado crítico.