Em época de compras não seja um “peixe” apanhado pelo anzol

Nesta altura de maior consumo é normal que os burlões online estejam ainda mais atentos a “peixes” distraídos. Troque-lhes as voltas e proteja-se, seguindo o nosso passo-a-passo de segurança digital.

Foto
Ilustração por katemangostar

A Black Friday e a Cyber Monday já ficaram para trás, mas o período de compras de Natal veio para ficar ainda mais algum tempo. E, à semelhança de anos anteriores, as compras online são cada vez mais uma solução para encontrar os presentes ideais para aquecer o coração de quem é mesmo especial.

Mas, enquanto navega nestas águas, convém estar atento a promoções que parecem boas demais para ser verdade, esquemas para conseguir informações confidenciais, como códigos de acesso ou números de cartão de crédito (phishing), ou envio de links com software malicioso para roubar dados pessoais ou extorquir dinheiro. Estas são apenas algumas das muitas ciberfraudes a que qualquer pessoa está sujeita, sobretudo nesta altura do ano, em que as compras são muitas e o recurso ao comércio electrónico aumenta.

Para evitar ser um “peixe” fisgado pelo anzol nestes mares que podem ser perigosos, e conseguir escapar ileso às redes lançadas pelos piratas informáticos, basta seguir os seis passos de segurança digital que lhe recomendamos. E lembre-se de seguir as dicas de instituições bancárias como o WiZink, que tudo fazem para proteger os seus clientes e para lhes dar a informação necessária para que se saibam defender e actuar em caso de suspeitas de fraude.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários