Quase 200 centros de saúde com horário alargado no feriado

Também no fim-de-semana haverá um reforço do atendimento nos cuidados primários, com 233 centros de saúde abertos no sábado e 200 centros de saúde abertos no domingo.

Foto
Os hospitais têm registado fortes picos de afluência às urgências Manuel Roberto

Quase 200 centros de saúde estão a funcionar nesta quinta-feira em horário alargado, como alternativa à procura dos serviços de urgência dos hospitais para situações não urgentes, informa o Ministério da Saúde.

O Governo adianta em comunicado que, além destes 197 centros de saúde que hoje prolongam o horário, no fim-de-semana haverá um reforço do atendimento nos cuidados primários, com 233 centros de saúde abertos no sábado e 200 centros de saúde abertos no domingo.

Estas informações são também actualizadas no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

"Para melhor atendimento e aconselhamento, reforça-se a importância de ligar em primeiro lugar para o SNS 24 (808 24 24 24), para uma triagem e encaminhamento adequado de cada situação, promovendo-se uma resposta mais célere e também o melhor planeamento da actividade do SNS", refere o Ministério da Saúde.

Nas últimas semanas, os hospitais da região de Lisboa e, sobretudo, o Hospital de Santa Maria têm registado grande afluência às urgências, com a população a esperar mais de dez horas para ser atendida em situações consideradas urgentes.