"Quebrou-se um silêncio de 16 anos", escreve a jornalista Isabel Lucas no seu texto A perdição selvagem de Cormac McCarthy, a propósito da publicação de duas novas obras do premiado escritor norte-americano. "Uma alucinação em dois actos". E um dos acontecimentos literários do ano.

Cormac McCarthy, que em Julho fez 89 anos, estava a trabalhar neste projecto há muitos anos. Referia-se a ele como o romance de Nova Orleães. As traduções para português destes livros estão a sair praticamente em simultâneo com o original.

The Passenger, lançado nos EUA a 25 de Outubro, saiu na mesma semana na Relógio d’Água com o título O Passageiro. E o segundo volume Stella Maris vai ser publicado nos Estados Unidos a 6 de Dezembro e a edição da Relógio D’Água está prevista meados de Dezembro.

Paulo Faria já leu os dois livros que traduziu para a Relógio D’ Água. Conversei com ele sobre as dificuldades que a tradução lhe colocou. Ao Ípsilon, o escritor e tradutor relembrou também o momento em que se encontrou com o autor de A Estrada nos Estados Unidos em 2011 (na altura, Faria contou essa viagem num artigo que escreveu para a revista Ler). 

Em 2016, Isabel Lucas fez uma reportagem no território onde se passam algumas das obras de Cormac McCarthy. 

Hannah Arendt — Uma Biografia foi analisada na semana passada pelo crítico José Marmeleira.

Esta semana, o jornalista Pedro Rios entrevistou a autora da biografia que lhe disse: "Vemos no QAnon muitos dos elementos de ideologia que Hannah Arendt descreve". Para a norte-americana Samantha Rose Hill, Hannah Arendt "é uma pensadora poética". Podem ler a entrevista aqui

 

O saxofonista português Ricardo Toscano regressa com um novo disco: Chasing Contradictions, agora em trio e com um fado a infiltrar-se no alinhamento. O jornalista Gonçalo Frota conversou com o músico que se estreou em disco há quatro anos. "Agora quero fazer uma visitinha a Nova Iorque, mas preciso é de mudar-me para lá", contou ao Ípsilon. 

Os Dry Cleaning têm um novo disco e o Mário Lopes escreve sobre ele e também sobre a banda Gala Drop, que quinze anos depois está de regresso com um novo álbum. 

Baseado na investigação do New York Times, chegou esta semana às salas de cinema portuguesas o filme Ela Disse. A jornalista Joana Amaral Cardoso recorda-nos o que está em jogo e como se chegou aqui. O crítico de cinema Jorge Mourinha diz-nos que este é "um belo filme clássico"

Até ao dia 26 de Novembro, acontece o festival Porto/Post/Doc. Em competição está o filme A Little Package e Jorge Mourinha falou com o argentino Gastón Solnicki, realizador deste documentário que é também uma ficção. 

António Guerreiro escreve sobre O tamanho do Nosso Sonho é Difícil de Descrever: Antologia de Homoerotismo na Poesia Portuguesa.  E no Ípsilon como habitualmente podem ler a sua crónica e a de Ana Cristina Leonardo.

Também nesta edição, o editor e crítico de cinema Vasco Câmara regressa com mais uma das suas crónicas Duas Semanas noutra cidade - sem streaming.

E Maria do Carmo Piçarra escreve sobre a exposição dedicada a Sarah Maldoror e Susana Bessa revisita a importância de Wanda, de Barbara Loden. 

Até para a semana.