Cinco filmes portugueses feitos por mulheres agora no ecrã global da Netflix

A Metamorfose dos Pássaros ou Soa ficarão disponíveis em todos os países a que chega o serviço de streaming, ao abrigo de um programa especial para a “criatividade inclusiva”.

Foto
Catarina Vasconcelos, a realizadora de A Metamorfose dos Pássaros Nuno Ferreira Santos

É já esta sexta-feira que se estreiam num ecrã virtualmente global os cinco filmes realizados por mulheres que a Academia Portuguesa de Cinema (APC) e a Netflix seleccionaram para a plataforma líder de mercado, ao abrigo de um esforço para combater as disparidades de género no sector. Se por um lado entram no algoritmo deste serviço de streaming títulos como o premiado A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos, ou Soa, de Raquel Castro, por outro a empresa pode assim cumprir parte das suas obrigações de investimento em Portugal, propondo a uma audiência mundial uma amostra do que é e do que pode ser o cinema português.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.