O ódio e a democracia: um elogio do mal menor
A eleição de Lula da Silva é uma enorme vergonha para o Brasil — simplesmente, é uma vergonha menor do que seria a reeleição de Jair Bolsonaro.
Mesmo não sendo surpresa, é impossível não ficar impressionado com as imagens da rua brasileira após a vitória de Lula da Silva. De um lado, insultos violentíssimos contra Bolsonaro, o fascista boçal; do outro, gritos de fraude e revolta por um político preso por corrupção ser reeleito Presidente do Brasil. Manuel Carvalho, director do PÚBLICO, celebrou em editorial a vitória de Lula e escreveu que não estava em causa “um mal menor”, porque “entre um autocrata e um democrata é sempre fácil tomar partido”. Concordo com a segunda parte; discordo totalmente da primeira: a eleição de Lula da Silva é uma enorme vergonha para o Brasil — simplesmente, é uma vergonha menor do que seria a reeleição de Jair Bolsonaro.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.