Coreia do Norte lança novo míssil em clima de crescente tensão
O número de mísseis lançados pela Coreia do Norte sobe para 45.
A Coreia do Norte lançou um míssil não identificado no Mar do Japão, na madrugada desta sexta-feira, num momento de tensão crescente na península coreana.
“A Coreia do Norte lançou um míssil não identificado”, disse o chefe do Estado-Maior Conjunto sul-coreano, num curto comunicado, em que não foram dados mais pormenores sobre a hora aproximada do ensaio ou o tipo de míssil.
Com esta última acção, o número de mísseis lançados pela Coreia do Norte sobe para 45.
Na quarta-feira, os Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul avisaram Pyongyang que, se avançar com um ensaio nuclear, terá uma “resposta forte e sem precedentes”.
“Os três países concordaram com a necessidade de uma resposta forte, sem precedentes, se a Coreia do Norte conduzir o seu sétimo ensaio nuclear”, disse o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul, Cho Hyun-dong.
Seul e Washington avisaram repetidamente que Pyongyang poderia estar prestes a realizar um ensaio nuclear, pela primeira vez desde 2017, após uma série de lançamentos de mísseis balísticos nas últimas semanas.
Um míssil sobrevoou o Japão no mês passado e a Coreia do Norte afirmou ter realizado exercícios nucleares tácticos.
“Todos estes comportamentos são perigosos e profundamente desestabilizadores”, disse a secretária de Estado-adjunta dos EUA, Wendy Sherman, exortando a Coreia do Norte a “abster-se de mais provocações”.
O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Takeo Mori, afirmou que “a intensificação das actividades nucleares e de mísseis da Coreia do Norte (...) é um desafio claro e sério para a comunidade internacional”.
Os três países concordaram em “reforçar a dissuasão na nossa região com vista à desnuclearização da Coreia do Norte”, acrescentou.