Harry Potter faz 25 anos e no Reino Unido há moedas “mágicas” para o celebrar

As peças incluem um efeito óptico que imita o impacto de um raio quando são rodadas em frente à luz, descreve a Royal Mint. Com o valor facial de 50 pences esterlinos, custam 20 libras cada.

Foto
O retrato de Potter é exibido numa das moedas da colecção DR/Royal Mint

Harry Potter, o feiticeiro que pôs gerações a ler sobre histórias de feiticeiros, vai aparecer numa colecção de moedas no Reino Unido no âmbito das comemorações do 25.º aniversário do lançamento do primeiro livro da saga escrita por J.K. Rowling.

“A Royal Mint lança uma colecção de moedas enfeitiçadas para comemorar os 25 anos de Harry Potter e a Pedra Filosofal”, informou o organismo britânico que imprime moedas e notas. A colecção vai incluir quatro peças, incluindo um retrato de Harry Potter, mas também o comboio Hogwarts Express, o professor Albus Dumbledore e a Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts​.

De acordo com a Royal Mint, as peças incluem um efeito óptico que imita o impacto de um “raio” quando são rodadas em frente à luz. Esse efeito é gerado graças a um laser de última geração que imprime um aspecto “mágico” às moedas, mas também as protege e certifica.

O valor facial das moedas é de 50 pences esterlinos (58 cêntimos de euro) e estão à venda por 20 libras cada (quase 23 euros). As edições especiais, em prata e ouro, já não se encontram disponíveis no site, sendo que os seus preços oscilavam entre as 190 e as 5215 libras (217,73€ - 5976,18€).

Lançada em 1997, a série de sete volumes narra as aventuras de um jovem feiticeiro chamado Harry Potter na Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts e a sua luta contra “aquele cujo nome não deve ser pronunciado” (mas que, inspirados pelo “rapaz que sobreviveu”, acabaríamos todos por pronunciar: Voldemort).

As vendas de livros da saga somam centenas de milhões de euros, enquanto os oito filmes geraram milhares de milhões de euros em receita.

As moedas de coleccionador reveladas pela Royal Mint também incluem duas moedas ilustradas com retratos da rainha Isabel II, que morreu em Setembro, e outras duas com o retrato oficial do rei Carlos III.