Moreira e Isaltino ganham aliado no PSD para suspender processo da descentralização

Presidente da Câmara do Porto pede a intervenção da ministra da Coesão Territorial, defendendo, numa carta que lhe escreveu, o reforço das verbas a transferir para o município do Porto na área da acção social.

Foto
Ministra da Coesão Territorial é a responsável pelo processo da descentralização LUSA/ESTELA SILVA

Há mais um autarca a reclamar a interrupção do processo de descentralização. Depois de Rui Moreira e de Isaltino Morais terem defendido a suspensão da descentralização de competências da administração central para os municípios, é a vez de o presidente da Câmara de Mafra, Hélder Sousa e Silva, reivindicar a suspensão do processo na área da acção social pelo menos “meio ano, no mínimo”. No caso do presidente da Câmara do Porto, Moreira defende uma suspensão pelo prazo de três meses, a partir Janeiro, ao passo que o autarca de Oeiras quer suspender a descentralização por um ano. Apesar de haver diferenças quanto aos timings, é certo que os três consideram necessário parar o processo e fazer uma reflexão sobre o decurso do mesmo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.