Designer de luz Cárin Geada ganha Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II

A também produtora e directora técnica tem trabalhado com artistas do meio do teatro e da dança como Cláudia Gaiolas, Cristina Carvalhal, Gonçalo Amorim, Leonor Keil, Paula Diogo e Tiago Rodrigues. O Valor pecuniário do prémio é de cinco mil euros.

Foto
Para além de designer de luz, Cárin Geada é também directora técnica e já trabalhou na produção de diversos festivais Cortesia: Teatro Nacional D. Maria II/Filipe Ferreira

A designer de luz Cárin Geada é a vencedora da 3.ª edição do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII), destinado a reconhecer e promover os talentos emergentes no panorama teatral, informou quarta-feira ao fim da tarde aquela instituição.

O anúncio foi feito numa cerimónia que decorreu na sala Garrett, antes do espectáculo Casa Portuguesa.

Segundo o comunicado do TNDMII, Cárin Geada foi eleita por um júri composto por 16 profissionais em representação de diferentes áreas associadas ao meio artístico e cultural português.

Geada junta-se, assim, aos actores e encenadores Sara Barros Leitão e Mário Coelho, profissionais que venceram as anteriores edições do prémio.

Designer de luz e directora técnica, Cárin Geada nasceu em Lamego, em 1991. Formou-se em Luz e Som pela Academia Contemporânea do Espectáculo e em Produção e Cenografia pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), no Porto.

Enquanto designer de luz soma dezenas de colaborações, tanto com artistas emergentes, como com nomes mais conhecidos do teatro e da dança, como Cláudia Gaiolas, Cristina Carvalhal, Gonçalo Amorim, Leonor Keil, Paula Diogo ou Tiago Rodrigues.

Trabalhou ainda na direcção técnica de festivais de teatro como o Alkantara, o Interferências e o Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica.

“Olhando para o teatro como uma fusão entre conhecimentos técnicos e sensibilidade artística, Cárin Geada desenvolve um trabalho que se materializa nas diferentes matizes, ambientes e tonalidades com que são pintadas, através da luz, as várias cenas de um espectáculo”, pode ler-se no comunicado do TNDMII.

Para o presidente do conselho de administração do TNDMII, Rui Catarino, citado no mesmo texto, esta é uma ocasião de “especial relevo” por se tratar da atribuição de um prémio que se pretende que “contribua, de forma consistente e regular, para a valorização do trabalho de jovens criadores e para a divulgação do teatro que se faz em Portugal pelas novas gerações”.

O Prémio Revelação Ageas TNDMII tem um valor pecuniário de cinco mil euros e é atribuído anualmente a profissionais de teatro até 30 anos de idade, cujo trabalho artístico se tenha destacado no ano anterior à atribuição do Prémio.

O júri do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II 2021 foi constituído por Albano Jerónimo, Álvaro Correia, António Durães, Catarina Barros, Cristina Carvalhal, Cucha Carvalheiro, Isabél Zuaa, John Romão, José António Tenente, Mário Coelho, Marta Carreiras, Mónica Garnel, Rui Horta, Rui Pina Coelho, Sara Barros Leitão e Tónan Quito.