Linda, Ornelas e Marcelo: a Santíssima Trindade
O chefe de Estado violou frontalmente a Constituição no que tange às suas competências, à laicidade do Estado e ao princípio da sua separação face a qualquer igreja. Infelizmente não temos um verdadeiro processo de impeachment.
Em 45 anos de vida que levo, este é o momento mais crítico da Igreja Católica em Portugal. É verdade que o fenómeno do abuso sexual de crianças não é típico do nosso país nem dos últimos tempos – arriscar-me-ia a dizer que existe desde que há Igreja. Felizmente, a percepção pública do fenómeno, a perda de importância clerical na política e na sociedade levaram a uma consciencialização cidadã que rasga o manto do silêncio e da cumplicidade. De forma corajosa e decidida, Francisco decretou tolerância zero a uma das causas da abdicação de Bento XVI.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.