Mundial de MotoGP de 2023 começa em Portugal e passa pela Índia

O novo Grande Prémio do calendário da próxima época deverá realizar-se na segunda quinzena de Setembro, de acordo com o calendário provisório.

Foto
EPA/KIMIMASA MAYAMA

O Campeonato do Mundo de MotoGP vai passar, pela primeira vez, pela Índia, em 2023, anunciou nesta sexta-feira o promotor, Dorna, que espera despertar o interesse do público do segundo país mais populoso do mundo.

A competição vai decorrer no circuito internacional de Buddh, perto de Nova Deli, que já acolheu três vezes corridas de Fórmula 1, entre 2011 e 2013.

“Temos muitos entusiastas na Índia e estamos empenhados em levar este desporto à Índia que é também um mercado chave para a indústria dos motociclos”, disse o responsável pela Dorna, Carmelo Ezpeleta, à margem do Grande Prémio da Tailândia, que decorreu no passado domingo.

“Trata-se de um dia histórico para o desporto e uma homenagem (no quadro) das celebrações do 75.º aniversário da Índia”, acrescentou nesta sexta-feira Anurag Thakur, ministro do Desporto do Governo de Nova Deli, através de um comunicado.

A informação de um Grande Prémio da Índia “no futuro próximo” era esperada já há um par de semanas, devendo, de acordo com o calendário provisório já divulgado, realizar-se entre 22 e 24 de Setembro.

Após um decréscimo do público em algumas provas do circuito, na Europa, o promotor do MotoGP pretende recuperar o interesse expandindo-se para outros pontos do mundo.

De resto, o calendário oficial para a próxima época será constituído por 21 corridas, com a estreia a acontecer precisamente em Portugal - o primeiro Grande Prémio da competição, no Autódromo do Algarve, está agendado para 24, 25 e 26 de Março.

Uma outra novidade para o próximo ano é a realização de duas corridas: uma prova de velocidade, que vai decorrer aos sábados, e a corrida a contar para o Grande Prémio, que vai ser organizada aos domingos.