Giorgia on my mind
Nas últimas semanas, a dupla de fotógrafos Jean-Marc Caimi e a Valentina Piccinni acompanhou vários comícios da candidata a primeira-ministra de Itália, Giorgia Meloni, líder do partido Irmãos de Itália. Em baixo, exemplos de um ensaio alargado, Giorgia on my mind, sobre uma campanha eufórica em torno de uma política persuasiva e hábil. Como na canção, Giorgia ameaça não nos sair da cabeça. A Itália vai hoje a votos.
Com resultados nas sondagens sem precedentes, à volta de 25% de apoio, o partido de extrema-direita Irmãos de Itália é agora o mais aclamado pelos italianos. Giorgia Meloni, líder absoluta e ideóloga do partido, é a rainha do jogo e hipnotizou multidões com discursos poderosos e persuasivos nos comícios que antecederam as eleições de hoje. Nacionalismo, valores de família tradicionais, ideologia anti-imigração e antieuropeia misturados com uma pitada de fascismo bafiento é a fórmula política à qual, nestes tempos difíceis para o país e para a Europa, os italianos se agarram desesperadamente. Ao que tudo indica, Meloni está destinada à glória nas eleições de hoje e pode aspirar ao trono de primeira-ministra, o que se tornaria um feito inédito em Itália para uma mulher. Para além da tempestade interna que provocou nas últimas semanas, a sua atitude polémica atraiu a atenção internacional, provocando reacções e debates. Giorgia está definitivamente na nossa mente, sonhos e pesadelos.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.