Reabriu o histórico mercado do Porto: “Agora é tempo de a cidade apoiar o Bolhão”
Mais de quatro anos depois de obras profundas de reabilitação, ícone é devolvido à cidade. Entre emoção e aplausos, Rui Moreira visitou mercado onde ainda não há restaurantes e quase não há lojas exteriores.
Nos últimos quatro anos, o ansiado acontecimento tornou-se parte das orações de Aurora da Silva. “Pedi muito a Deus que me deixasse ver isto”, declara, emocionada, a mulher de 86 anos. “Isto” é o Mercado do Bolhão reabilitado, “novo e lindo, mas a fazer lembrar o antigo”. “Estou muito feliz”, repete uma e outra vez ao lado do marido, João Sampaio, de 88 anos. Esta quinta-feira, saíram bem cedo de casa, em Custóias, para chegar ao centro do Porto a tempo da festa: o icónico mercado do Porto reabriu após o toque de sino de Rui Moreira, às 8h. E, entre lágrimas, aplausos e pregões mais ou menos ensaiados, o Bolhão encheu-se de gente.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.