Sporting mostrou como os favoritos também se abatem
Os “leões” venceram o Tottenham na segunda jornada da fase de grupos da Liga dos campeões com golos na parte final da partida.
O Sporting derrotou, nesta terça-feira, o Tottenham por 2-0. Contra aquela que é considerada a equipa favorita do Grupo D da Liga dos Campeões e actual segunda classificada da Liga inglesa, os “leões” nunca foram inferiores aos seus opositores, dispuseram das melhores ocasiões de golo e sentenciaram a partida na parte final.
Apesar de ter tido mais tempo de descanso, fruto da pausa na Liga inglesa no passado fim-de-semana por causa da morte da rainha de Inglaterra, o Tottenham não foi capaz de se superiorizar ao Sporting. A pressão alta que a equipa de Antonio Conte tentou desde cedo não deu frutos e os sportinguistas foram conseguindo responder.
Com três homens rápidos na linha da frente - Edwards, Pedro Gonçalves e Trincão -, os sportinguistas povoaram bem o seu sector recuado e soltaram-se rápido quando recuperavam a bola ao adversário. E foi a combinação desta solidez defensiva com a irreverência ofensiva que impôs a primeira derrota da temporada ao Tottenham, que em sete partidas disputadas esta época ainda não tinha perdido e que, se estendermos a análise à época passada, já não era derrotado há 13 encontros.
PAULINHOOOOO ?? Quando ele mostra os dentes.. ??
— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) September 13, 2022
?? @ChampionsLeague | @Sporting_CP 1 x 0 @SpursOfficial#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/r7r31O51H4
Não foi um jogo bonito durante os primeiros 45 minutos. Com as equipas sem conseguirem descobrir espaços para as suas movimentações ofensivas, os lances de perigo foram escassos e surgiram, na maior parte dos casos, em contra-ataques rápidos ou em consequência de alguma falha individual.
No caso do Sporting, por três vezes os “leões” ameaçaram a baliza adversária. Primeiro, foi Pedro Gonçalves, num remate não muito forte mas colocado, a obrigar Lloris a uma defesa apertada (7’), naquela que foi a primeira ocasião de golo do encontro. Depois, foi Trincão, num remate forte, à entrada da área, que saiu um pouco ao lado da baliza inglesa. E, por fim, Edwards, num lance “maradonesco” (45’), a falhar aquela que foi a melhor oportunidade de golo da partida até esse momento - o inglês passou por cinco opositores antes de rematar para defesa “apertadíssima” de Lloris.
O segundo tempo começou com o Tottenham a surgir mais perigoso. Por duas vezes a formação de Antonio Conte ameaçou e em ambas por intermédio de Emerson, obrigando Adán a duas defesas “apertadas”.
O Sporting recompôs-se depois dos sustos e, em mais uma saída rápida, voltou a causar um calafrio a Lloris, num lance conduzido e concluído por Pedro Gonçalves.
PARTIU ISTO TUDO ?? Arthur Gomes ??
— ELEVEN Portugal (@ElevenSports_PT) September 13, 2022
?? @ChampionsLeague | @Sporting_CP 2 x 0 @SpursOfficial#ChampionsELEVEN pic.twitter.com/YIHI4tv1GL
Respondeu o Tottenham, que num cruzamento rasteiro viu a bola passar em frente à baliza “leonina” sem que Kane tivesse conseguido chegar para o desvio.
O jogo estava dividido e seguiram-se alguns minutos em que as duas equipas pareceram estar satisfeitas com a divisão de pontos. Os treinadores foram aos bancos e mexeram nas equipas. E foi o Sporting que mexeu melhor. Já com Paulinho em campo, e depois de um grande remate de Porro à entrada da área que obrigou Lloris a grande defesa, o controverso avançado “leonino” desviou para golo o pontapé de canto, inaugurando o marcador em cima do minuto 90.
Explosão de alegria em Alvalade, repetida já no período de descontos, quando Artur marcou o segundo golo dos “leões” na primeira vez em que tocou na bola (estreia de sonho do ex-futebolista do Estoril na equipa sportinguista), fixando o resultado final, que encaminha a equipa “leonina” para a fase a eliminar da Champions.