“Levei com um taser”: confrontos entre polícia e eleitores angolanos em Lisboa

PSP diz que carga foi necessária para reposição da ordem pública. Intervenção policial filmada e partilhada no Twitter.

Foto
Protestos em Lisboa DR

Foram registados confrontos, na madrugada desta quinta-feira, entre a polícia e eleitores angolanos junto ao consulado de Angola, em Alcântara.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) emitiu um comunicado para explicar a situação. A força policial diz que foi decidida, por questões de segurança, a saída de delegados e funcionários por uma porta secundária e a escolta até ao autocarro que os retiraria do local.

Um vídeo do incidente publicado no Twitter mostra a acção da polícia. O homem que filma alega que não foram divulgados os dados das votações em Lisboa, acusando membros ligados ao MPLA de fugirem com os votos.

“Olhem o que o MPLA está a fazer ao povo angolano. Acabaram de me dar com um taser, fugiram com os nossos votos e não publicaram as actas. Estamos a reivindicar a democracia em Angola”, diz o autor do vídeo. Numa outra filmagem é possível ver um autocarro a ser escoltado por veículos da polícia.

Por sua vez, a PSP diz que alguns dos manifestantes “adoptaram um comportamento hostil, com arremesso de pedras e diversos objectos”. A polícia diz ainda que existiu a necessidade de “efectuar uma vaga de dispersão com uso da força” para garantir a reposição da ordem pública.

Há a registar um agente ferido e danos em viaturas estacionadas junto ao consulado, afirma ainda o comunicado.

Sugerir correcção
Ler 24 comentários