Na Figueirinha não se evoca o ecoturismo em vão: eis um refúgio alentejano feito de paz
Energia solar, horta e piscina biológicas, Pirulas e Meia Leca como dois dos anfitriões. Paula Silva e Alexandre Coutinho trocaram a cidade por Relíquias, interior do concelho de Odemira, e não se arrependem. Tal como os hóspedes que optam por este turismo rural sustentável, já com uma década de vida despojada.
Abandona-se a estrada principal e segue-se por um caminho de terra batida, a poeira cola-se ao carro, mudando a sua cor de cinzento para laranja. Passamos por um enorme sobreiro com uma copa que se estende e abre uma sombra com várias dezenas de metros. Há um portão azul, um sino que se toca, e Pirulas e Meia Leca correm na nossa direcção para nos saudar, seguidos dos seus donos, Paula Silva e Alexandre Coutinho, que nos dão as boas-vindas.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.