Vodafone Paredes de Coura: amar ao quadrado, reimaginar o futuro
O festival começou e mais páginas de história se escrevem. Com o 5G, as memórias ficam eternizadas instantaneamente e as ligações tornam-se mais estreitas que nunca. Melhora-se a experiência do presente com um pé no futuro, saiba como isso acontece no Vodafone Paredes de Coura.
Coura é amor e é “mais do que um amor de Verão”: música e natureza aproximam pessoas mas não é só isso que, efectivamente, as conecta umas às outras. A Vodafone está presente para ligar Paredes de Coura ao mundo, de forma instantânea. O 5G chegou ao Alto Minho como a força motriz do próprio festival: a melhorar o presente e a projectar o futuro.
O primeiro dia do festival foi marcado pela chuva, um elemento que não deixa já de ser também tradição neste festival, mas nada que afastasse os festivaleiros, neste primeiro dia dedicado aos portugueses. Foram vários os nomes nacionais que subiram ao palco, desde Noiserv, Samuel Úria, You Can’t Win Charlie Brown, Linda Martini, Mão Morta ou Conjunto Corona, entre outros. Concertos a que vários festivaleiros não quiseram deixar de assistir no recinto, mesmo debaixo da chuva que caía, mas que também foram seguidos pelos fãs através do feed de Instagram que estava repleto de várias fotos e vídeos dos concertos. É isto que a tecnologia nos permite, “estar” mesmo sem estar presente.
Há 10 anos que a Vodafone é o naming sponsor do festival de Paredes de Coura. Nesta década, muito se evoluiu na tecnologia e nas possibilidades que ela proporcionou ao desenvolvimento de vários sectores da nossa sociedade. Esta é também uma realidade que se aplica ao festival, que tem igualmente evoluído e, naturalmente, beneficiado da inovação tecnológica. Uma das missões da marca tem sido colocar a tecnologia ao serviço do festival e da experiência do público em diversas iniciativas. Leonor Dias, Directora de Marca da Vodafone Portugal, destaca, por exemplo, a infra-estrutura tecnológica que, ano após ano garante capacidade e cobertura das redes móvel e fixa bem como “a organização e simplificação das entradas no recinto através do M-Ticket”, o bilhete digital que permite o acesso ao recinto graças a um QR code único que o identifica, e que é recebido através de um SMS.
Pedro Cruz, festivaleiro, é uma das evoluções que nota.
A par dos pontos “logísticos”, como a desmaterialização do bilhete, a Vodafone procura incorporar a tecnologia nas activações da marca no recinto e em iniciativas pioneiras. Recorde-se que, na edição de 2019 (a última antes da forçada interrupção durante a pandemia), que o Vodafone Paredes de Coura foi palco de um momento vanguardista assente sobre a rede 5G. Em parceria com a TVI, a Vodafone realizou a primeira transmissão holográfica 5G em tempo real. “Foi um marco inédito em Portugal e também para o festival”, lembra Leonor, “estávamos a testar esta tecnologia de ponta em 2019, mais de dois anos antes do lançamento comercial desta rede”.
Cultura e tecnologia: quando se fundem em algo maior
Fomos perguntar aos festivaleiros se a experiência no Vodafone Paredes de Coura é efectivamente diferente, com a fusão entre natureza e tecnologia. Durante os concertos, há quem não falhe a transmissão de refrões inteiros, em jeito de “transportar” até ao festival, através das redes sociais, os amigos que não puderam estar presentes.
Mas este ano há outra possibilidade, a de ‘entrar’ no palco, em directo, nos intervalos dos concertos. E há quem o faça desde o Jazz na Relva, junto ao rio, para o recinto. A Diogo Gomes lembra o tempo recente de confinamento.
Até dia 20 de Agosto é possível viver todas as emoções em Paredes de Coura, através da música e da tecnologia, dos abraços e das partilhas virtuais entre amigos. Para quem estiver pelo festival, é possível ainda tirar fotografias dentro de água com o “tubarão” da Yorn. Com a habitual criatividade das activações da marca, o “Yorn Shark”, a estrutura que foi colocada em pleno rio Coura, como que a espreitar da água, permite aos festivaleiros tirarem fotografias em pleno Coura.
André Pinto reforça a “experiência de comunicação” que é bem distinta da de 2010, quando visitou Coura pela primeira vez:
Além de assegurar que a rede não falha, dentro e fora do recinto, os espaços Vodafone Power Bar e Power ON, garantem mais de 500 pontos de carregamento de telemóveis e tablets para que (pelo menos essas) baterias não faltem. Se as forças começarem a faltar, os Vodafone Shuttles continuam a assegurar o transporte entre o centro da vila, o recinto e o campismo.
Para os próximos dias está prometida muita música, com Pixies, L’Impératrice e The Blaze, entre outros, muita animação, muita tecnologia, muitas partilhas e, claro, muito amor.