A Póvoa de Varzim tem agora “uma agulha de marear” para a cidade literária
Se a Póvoa de Varzim “tem mais literatura por metro quadro do que imaginamos”, convém não nos perdermos. Por isso, aí está o Mapa dos Livros - Guia Literário da Póvoa de Varzim que nos ajuda a navegar pela cidade seguindo as pisadas de escritores que a escreveram. Levamo-lo numa curta incursão e voltamos cheios de histórias.
Dificilmente se arranjaria um melhor ponto de encontro para uma mini-visita à Póvoa de Varzim “da” literatura. Não só o Diana Bar, com o seu edifício modernista de cor rosada, é uma silhueta familiar na Póvoa de Varzim desde 1940, como foi um importante ponto de tertúlias literárias e é agora um Pólo de Biblioteca Municipal – juntamos-lhe ainda a localização, na marginal, já com um pé no areal e com vista para o mar, a principal força motriz da identidade da cidade e da inspiração de escritores, e temos, então, uma espécie de portal onde a cidade “real” e a cidade “literária” se encontram.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.