Armas, ódio e conspirações criam “risco de extrema violência política” nos EUA

Metade da população norte-americana considera que haverá uma guerra civil nos próximos anos, segundo um estudo da Universidade da Califórnia. Investigadores dizem que há motivos para recear uma “insurgência mortífera” se a ala mais radical do Partido Republicano não conseguir tomar o poder.

Foto
No total, 32% dos inquiridos consideram que Joe Biden não é um Presidente legítimo Reuters/Shannon Stapleton

Com a sombra de uma guerra civil a envolver cada vez mais as reflexões sobre o futuro dos Estados Unidos, tanto nos estudos das universidades como nos títulos dos principais jornais norte-americanos, um grupo de investigadores da Universidade da Califórnia lançou uma sondagem, mais abrangente do que outras num passado recente, sobre os riscos de o país mergulhar numa espiral de violência política nos próximos anos. Os resultados preliminares, publicados este mês, deixaram os autores ainda mais preocupados do que já estavam.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.