Ricardo Salgado acusado de manipulação de mercado e burla qualificada no aumento de capital do BES

É pedida a condenação do antigo presidente e de mais quatro ex-administradores do BES ao pagamento de cerca de 1045 milhões de euros a favor do Estado. Arquivadas as queixas contra responsáveis políticos e reguladores.

Foto
Ricardo Salgado enfrenta vários processos na justiça LUSA/PAULO CUNHA

É mais uma acusação contra Ricardo Salgado e quatro ex-administradores, neste caso no âmbito do último aumento de capital do Banco Espírito Santos (BES), realizado entre Maio e Junho de 2014, pouco tempo antes da queda do banco, e que gerou perdas para todos os subscritores, incluindo milhares de particulares. O despacho de acusação, a que o PÚBLICO teve acesso, acusa Ricardo Salgado, José Manuel Espírito Santo, Amílcar Pires, Rui Silveira e Isabel Almeida de co-autoria dos crimes de manipulação do mercado e burla qualificada; e ainda o BES, em liquidação, dos crimes de manipulação do mercado e burla qualificada.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.