O rei dos melões faz tudo para se manter no anonimato
O melão picante, com gás e sabor único, é um tesouro gastronómico que só pode ser apreciado no Entre-Douro-e-Minho. E há um produtor de referência que faz tudo para se manter na sombra dos casca de carvalho. Uma certeza: “O importante é o toque, o modo como soam”: “com manhãs de orvalho, até parecem sinos a tocar”.
Pela raridade, porte imponente, melindre no cultivo e dificuldade na escolha, é visto e apreciado como coisa sumptuosa. Fruto dos reis, diz-se em relação ao melão casca de carvalho que, durante o Verão, é procurado como tesouro gastronómico no Entre-Douro-e-Minho. O sabor é apimentado e, quando bons, têm também uma efervescência gasosa, que levam a que também o apelidem como melão-champanhe, pela sensação de boca idêntica à dos vinhos da famosa região francesa.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.