Biden já se sentou com MBS, agora espera pelas contrapartidas
O Presidente norte-americano fez questão de sublinhar que não esqueceu o assassínio de Khashoggi, mas isso não anula a “redenção” do príncipe herdeiro saudita. Visita ao reino continua sábado com encontros com vários líderes árabes.
O primeiro contacto foi frio, com Joe Biden e Mohammed bin Salman a manterem alguma distância e os rostos fechados enquanto o líder de facto da Arábia Saudita recebia o Presidente norte-americano no Palácio Salman, em Gidá. Apesar disso – e da ausência de um aperto de mão – ficarão na história as fotografias do encontro a dois em que o príncipe herdeiro se ri com vontade. Depois, já de regresso ao hotel da cidade saudita no mar Vermelho, Biden garantiu ter dito a “MBS” (conhecido pelas suas iniciais) “muito claramente” o que pensava e pensa “sobre o assassínio” do jornalista Jamal Khashoggi.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.