No Édipo de Ostermeier, não há deuses para culpar

De regresso ao Festival de Almada, o encenador alemão traz uma versão do mito edipiano de onde foram varridos deuses e oráculos. No Teatro Joaquim Benite, a 14 e 15 de Julho, ödipus é uma peça em que homens e mulheres são os únicos responsáveis pelos seus destinos trágicos.

Foto
Schaubühne am Lehniner Platz Berlin "OEDIPUS" von Maja Zade. Regie: Thomas Ostermeier, Bühne: Jan Pappelbaum, Kostüme: Angelika Götz, Musik: Sylvain Jacques, Video: David Schellenberg und Thilo Schmidt. Premiere in Athen, Epidaurus Festival am 03.09.2021. Berliner Premiere am 19.09.2021. Gianmarco Bresadola

Durante alguns anos, o encenador alemão Thomas Ostermeier, director artístico de uma das mais reputadas instituições teatrais europeias, a berlinense Schaubühne am Lehniner Platz, resistiu ao convite do Festival de Atenas e Epidauro para apresentar a sua abordagem a um clássico da dramaturgia grega. O Teatro de Epidauro, o palco de excelência do festival, é um impressionante anfiteatro construído no século IV a.C., localizado a 130 quilómetros de Atenas, com capacidade para 14 mil pessoas e uma acústica tida como perfeita, e um dos mais antigos teatros de todo o mundo. Mas não era o confronto com esse passado histórico, nem com o peso do património deixado por Sófocles, Eurípides ou Ésquilo, que levavam Ostermeier a recusar a proposta vinda da Grécia. O “obstáculo”, se assim lhe quisermos chamar, explica ao Ípsilon, era o simples facto de não acreditar em deuses e num destino que seja controlado por forças exteriores a cada homem e cada mulher. E, portanto, não lhe parecia concebível abordar esse reportório mantendo a relação entre humanos e divindades, desresponsabilizando as suas personagens e tornando-as incapazes de contrariar os planos decididos num distante Olimpo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários