O mundo está a arder. Precisamos de uma revolução das renováveis
Só existe um caminho para garantir segurança energética, preços de energia estáveis, prosperidade e um planeta habitável: abandonar os combustíveis fósseis poluentes e acelerar a transição energética assente em energias renováveis.
Nero foi notoriamente acusado de tocar lira enquanto Roma queimava. Hoje, alguns líderes têm atitudes ainda piores. Estão, literalmente, a deitar achas na fogueira. À medida que as consequências da invasão russa da Ucrânia se propagam por todo o mundo, a resposta de algumas nações à crescente crise de energia tem sido reforçar a aposta nos combustíveis fósseis e investir milhares de milhões de dólares a mais no carvão, no petróleo e no gás, que são as principais causas do agravamento da emergência climática.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.