“A Matemática que se ensina tem de ser para todos”
As propostas sobre o que devem ser as Aprendizagens Essenciais de Matemática no 10.º, 11.º e 12.º anos e no ensino profissional estão em discussão pública. E assim permanecerão até 15 de Setembro. A Associação de Professores de Matemática revê-se em várias medidas anunciadas.
“Não tenho qualquer dúvida de que, sendo os professores uma das classes mais bem preparadas do país, rapidamente se actualizarão nos temas e abordagens necessárias como sempre o fizeram, basta que lhes sejam dadas condições”, diz Lurdes Figueiral, presidente da Associação de Professores de Matemática (APM), em resposta por escrito a um conjunto de perguntas que o PÚBLICO colocou também à Sociedade Portuguesa de Matemática. Em causa estão as propostas que estão em discussão pública para a Matemática do ensino secundário e que passam pelo reforço do pensamento computacional e pela utilização de programação em linguagem Python em todos os cursos.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.