Guerra na Ucrânia hoje: o que precisa de saber
Kiev diz que em Severonodetsk as tropas não estão isoladas e conseguem receber armas e retirar soldados feridos. NATO parece pronta para aprovar a maior reforma das suas defesas desde a Guerra Fria. A Ucrânia dará início ao primeiro julgamento de um soldado russo por violação. O Conselho Europeu aprovou a candidatura da Ucrânia e da Moldova. Artigo em actualização
- Em directo. Siga os últimos desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia
- Guia visual: mapas, vídeos e imagens que explicam a guerra
- Especial: Guerra na Ucrânia
Actualizado às 23h30
► As tropas ucranianas que combatem em Severodonetsk não estão isoladas e ainda conseguem receber armas e retirar os soldados feridos, avançou Oleksii Gromov. O chefe-adjunto do Departamento Operacional Principal do Estado-Maior General diz que os corredores de abastecimento estão afectados, mas ainda permitem a circulação de bens e pessoas.
► A Ucrânia tem vindo a registar, todos os dias, entre 200 e 300 crimes de guerra da parte das forças russas, segundo a procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova. Há cerca de 623 suspeitos de crimes de guerra ao todo.
► A Ucrânia deverá dar início a uma audiência preliminar no primeiro julgamento de um soldado russo por violação, esta quinta-feira. O militar é acusado de violação e de assassinar um civil a 9 de Março.
► A NATO parece estar pronta para aprovar, já na próxima semana, a maior reforma das suas defesas desde a Guerra Fria, incluindo uma grande expansão de uma força de 40 mil militares em alerta para responder a uma possível crise.
► O Conselho Europeu aprovou a candidatura da Ucrânia e da Moldova, que agora se juntam aos países dos Balcãs Ocidentais no processo de alargamento da UE. “O futuro da Ucrânia é dentro da União Europeia”, reagiu o Presidente ucraniano.
► Os dois britânicos e um marroquino capturados na autoproclamada República Popular de Donetsk (RPD) estão a preparar-se para recorrer da sentença de morte a que foram condenados, revelou a agência TASS.
► Mais de 150 monumentos ou sítios históricos protegidos ucranianos foram danificados ou destruídos pela guerra, avançou a Unesco. Em Mikolaiv, três mísseis atingiram a cidade enquanto as defesas aéreas derrubaram outros dois mísseis perto da cidade de Odessa, no Sul.
► As forças russas capturaram duas vilas a sul das cidades de Lysychansk e Severodonetsk, na Ucrânia, foco da ofensiva russa na região, revelou o governador de Lugansk, Serhiy Gaidai.
► Os Estados Unidos deverão fornecer mais 450 milhões de dólares (cerca de 428 milhões de euros) à Ucrânia, assim como mais sistemas de rockets de longo alcance, anunciaram dois altos funcionários norte-americanos.