Rui Catarino nomeado presidente do Teatro Nacional D. Maria II
Administração do Teatro Nacional D. Maria II ficará composta com Sofia Campos, que esteve entre 2018 e 2021 na direcção artística da Companhia Nacional de Bailado.
Rui Catarino, até aqui vogal da administração do Teatro Nacional D. Maria II, vai assumir a presidência daquele órgão, na sequência da saída de Cláudia Belchior, com Sofia Campos, que até 2021 foi responsável pela direcção artística da Companhia Nacional de Bailado e regressa agora a vogal da administração do Teatro Nacional D. Maria II, anunciou esta quarta-feira o Ministério da Cultura (MC).
Em comunicado, o MC indica que Rui Catarino e Sofia Campos (a quem sucedeu Carlos Prado na direcção da CNB, em 2021) assumem funções no dia 1 de Julho, até ao final do mandato corrente, que termina em Dezembro do próximo ano.
No mês passado, Cláudia Belchior, que assumiu a presidência do Teatro Nacional D. Maria II em 2016, pediu renúncia por sentir que “foram completados” os objectivos a que se propôs.
Rui Catarino exercia desde 2016 as funções de vogal do conselho de administração do D. Maria II, e é, desde 2008, assistente convidado da Escola Superior de Teatro e Cinema, onde lecciona gestão cultural. No comunicado do MC, lê-se ainda que Catarino “conta com mais de 20 anos de experiência no sector cultural, tendo exercido funções de produção no Novo Grupo de Teatro e de gestão no São Luiz Teatro Municipal, no OPART - Organismo de Produção Artística (vogal do conselho de administração, 2010-2011), na Fundação de Serralves (assessor da direcção-geral, 2011), em Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura (membro da equipa de direcção executiva) e na EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, da qual é quadro desde 2005 (assessor do conselho de administração, 2015-2016)”. A mesma biografia recorda que Rui Catarino foi assessor dos gabinetes da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa e da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Pedro Passos Coelho, além de ter sido sócio co-fundador do Canal 180.
Sofia Campos, que foi vogal da administração do D. Maria II entre 2015 e 2018, é desde Outubro do ano passado gestora do projecto de investimento de requalificação deste teatro nacional, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).