Rui Catarino nomeado presidente do Teatro Nacional D. Maria II

Administração do Teatro Nacional D. Maria II ficará composta com Sofia Campos, que esteve entre 2018 e 2021 na direcção artística da Companhia Nacional de Bailado.

Foto
Visita guiada aos bastidores do teatro D. Maria II Nicolau Botequilha

Rui Catarino, até aqui vogal da administração do Teatro Nacional D. Maria II, vai assumir a presidência daquele órgão, na sequência da saída de Cláudia Belchior, com Sofia Campos, que até 2021 foi responsável pela direcção artística da Companhia Nacional de Bailado e regressa agora a vogal da administração do Teatro Nacional D. Maria II, anunciou esta quarta-feira o Ministério da Cultura (MC).

Em comunicado, o MC indica que Rui Catarino e Sofia Campos (a quem sucedeu Carlos Prado na direcção da CNB, em 2021) assumem funções no dia 1 de Julho, até ao final do mandato corrente, que termina em Dezembro do próximo ano.

No mês passado, Cláudia Belchior, que assumiu a presidência do Teatro Nacional D. Maria II em 2016, pediu renúncia por sentir que “foram completados” os objectivos a que se propôs.

Rui Catarino exercia desde 2016 as funções de vogal do conselho de administração do D. Maria II, e é, desde 2008, assistente convidado da Escola Superior de Teatro e Cinema, onde lecciona gestão cultural. No comunicado do MC, lê-se ainda que Catarino “conta com mais de 20 anos de experiência no sector cultural, tendo exercido funções de produção no Novo Grupo de Teatro e de gestão no São Luiz Teatro Municipal, no OPART - Organismo de Produção Artística (vogal do conselho de administração, 2010-2011), na Fundação de Serralves (assessor da direcção-geral, 2011), em Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura (membro da equipa de direcção executiva) e na EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, da qual é quadro desde 2005 (assessor do conselho de administração, 2015-2016)”. A mesma biografia recorda que Rui Catarino foi assessor dos gabinetes da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa e da Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Pedro Passos Coelho, além de ter sido sócio co-fundador do Canal 180.

Sofia Campos, que foi vogal da administração do D. Maria II entre 2015 e 2018, é desde Outubro do ano passado gestora do projecto de investimento de requalificação deste teatro nacional, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).