Mulheres têm maior probabilidade de não serem reconhecidas pelo trabalho científico do que homens

Independentemente da área de investigação ou do cargo hierárquico, é mais frequente (e mais provável) uma mulher não receber crédito pelo seu contributo num projecto, conclui um estudo publicado na revista Nature.

Foto
A probabilidade de uma investigadora ser nomeada como co-autora diminui ainda mais se for um artigo científico com "alto impacto" Paulo Pimenta

As disparidades de género na ciência não são novidade. Ano após ano, os relatórios europeus ou de revistas científicas apontam que as mulheres estão menos representadas em cargos de chefia e também na autoria dos artigos científicos publicados. Mas o fenómeno é mais premente e transversal a cargos ou áreas científicas. As mulheres não recebem crédito pela contribuição em patentes e artigos científicos mais frequentemente que os homens: a diferença é de 13% em artigos e 58% em patentes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.