Morreu o actor Philip Baker Hall que fez de Joe Bookman na série Seinfeld
Tinha 90 anos e foi o eterno actor secundário, mas as suas participações em filmes de Paul Thomas Anderson e em séries televisivas icónicas trouxeram-lhe o reconhecimento do público e da crítica.
O actor Philip Baker Hall, que entrou em filmes do realizador Paul Thomas Anderson e na série televisiva Seinfeld, morreu no domingo aos 90 anos, na Califórnia, Estados Unidos, anunciou nesta segunda-feira a família.
A notícia começou por ser partilhada por um vizinho e escritor, Sam Farmer, no Twitter. “O meu vizinho, amigo e uma das pessoas mais sábias, talentosas e gentis que já conheci, Philip Baker Hall, faleceu pacificamente na noite passada”, escreveu.
Holly Wolfle Hall, mulher do actor há quase 40 anos, confirmou que Baker Hall morreu “rodeado pelas suas pessoas mais queridas em Glendale, na Califórnia”. Acrescentou que o actor se encontrava bem até há algumas semanas, e que passou os dias finais bem-disposto, a reflectir sobre a sua vida.
Nascido em Toledo, Ohio, Philip Baker Hall viajou muito enquanto actor, e participou em filmes e em séries televisivas até o realizador Paul Thomas Anderson, ainda desconhecido, o ter convidado a participar no filme Cigarros & Café, em 1993.
Depois entrou em Hard Eight (1997), que lhe catapultou a carreira, entrando ainda nas longas-metragens Boogie Nights e Magnólia, do mesmo cineasta.
“Quando cheguei aqui, eu era bastante ingénuo. A TV não fazia sentido para mim. Nunca tivemos um aparelho de televisão. Nunca me imaginei a fazer um filme. Nunca. Não parece viável ou provável”, disse, em tempos, ao jornal Washington Post.
Hall também ficou conhecido por ter sido um dos mais carismáticos personagens da série Seinfield, como Joe Bookman. E sobre isso disse, em 2012, que a sua personagem na série foi sem dúvida a que lhe trouxe mais popularidade. “Bookman é aquele de quem todos se lembram. As pessoas vão sempre dizer, no supermercado ou em qualquer lugar, não importa onde: ‘Oh, é o Bookman, certo?’ Eu realmente gosto do Bookman.”
Outros dos seus créditos incluem o desempenho como Presidente norte-americano Richard Nixon no drama de Robert Altman Secret Honor (1984).
Também entrou em The Truman Show, The Insider, Zodiac e Argo e Rush Hour.
Notícia corrigida às 21h06 com o nome da personagem que é Joe Bookman e não Joe Buckman.