A maior bolha especulativa da história da humanidade em risco?
Na prática, a generalidade das plataformas de criptomoedas são bancos não regulados pelos supervisores bancários e, em muitos casos, com níveis de capitais, de liquidez e de ativos insuficientes.
Na sequência da criação da Bitcoin em 2008, foram desenvolvidas várias criptomoedas, que se baseiam no princípio de escassez artificial, uma vez que é definido um limite máximo à quantidade de unidades dessas criptomoedas que podem ser criadas. Logo, se a quantidade procurada por Bitcoins aumentar, como aumentou nos últimos anos, então a Bitcoin e outras moedas com arquitetura similar teriam tendência a apreciar-se face a moedas como o dólar. No caso das Bitcoins a quantidade oferecida está limitada a um máximo de cerca de 21 milhões de unidades.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.