A Ucrânia ganhou a Eurovisão

A final decorreu em Turim, este sábado à noite. A canção vencedora foi Stefania, interpretada pela Kalush Orchestra. Portugal ficou em nono lugar.

Foto
Stefania Ucrânia

Stefania, da Kalush Orchestra, é a canção vencedora da 66ª edição do Festival Eurovisão da Canção. A canção ucraniana era a favorita à vitória e acabou por conseguir ficar no primeiro lugar na final que decorreu este sábado à noite, em directo de Turim, uma cerimónia apresentada por Mika e Laura Pausini, que cantaram durante a cerimónia, bem como Alessandro Cattelan.

Foi a terceira vez que a Ucrânia ganhou, tendo ganhado anteriormente em 2004 e 2016, mas não foi uma vitória certa ao longo da noite: a canção teve 439 pontos do voto popular, mas tinha tido apenas 192 pontos do júri, tendo ficado SPACE MAN, de Sam Ryder, o segundo lugar final, no topo da tabela do voto do júri especializado internacional, com 283 pontos. Até ao último segundo, não se sabia se seria Ucrânia, o Reino Unido ou Espanha, na voz de Chanel e a sua SloMo, que estava em segundo lugar da renhida votação do júri, a ganhar. Espanha acabou por ficar em terceiro lugar.

Portugal, representado por saudade, saudade, na voz de MARO, acompanhada por Beatriz Pessoa, Beatriz Fonseca, Carolina Leite, Diana Castro e Milhanas, ficou em nono lugar. Tinha sido a terceira canção a fazer-se ouvir no iníciod a noite, e tinha conquistado o quinto lugar do voto do júri profissional, com 171 pontos. Teve depois 36 pontos do voto popular, totalizando 207. “Artista incrível, canção incrível”, comentou Laura Pausini, uma das apresentadoras, ao anunciar os pontos finais. O júri português, representado por Tatanka, vocalista de The Black Mamba, os representantes portugueses do ano passado, deu 12 pontos, a pontuação máxima, à canção espanhola, enquanto Espanha não deu quaisquer pontos ao país vizinho.

A Kalush Orchestra é um projecto paralelo do grupo de rap Kalush, que lança pela lendária editora de hip-hop americana Def Jam, dedicado a uma mistura de música folclórica e tradicional ucraniana com hip-hop. A canção folk-rap cantada totalmente em ucraniano é sobre uma mãe e tem uma sopilka, um tipo de flauta ucraniano, em proeminência. O grupo não foi o vencedor do festival ucraniano que decide a concorrente à Eurovisão, mas Alina Pash, que tinha ganhado a hipótese de participar, retirou-se por uma polémica sobre uma ida sua à Rússia (país que não participou na competição este ano, tendo sido impedido em Fevereiro, após ter invadido à Ucrânia).

A Alemanha, representada por Rockstars, de Malik Harris, teve zero pontos do júri profissional, seis do voto popular, enquanto a Suíça, com Boys do Cry, de Marius Bear, teve zero pontos do voto popular, 78 do voto do júri profissional.

Além dos países mencionados, as 25 canções a concurso incluíam também República Checa, Roménia, Finlândia, França, Noruega, Arménia, Itália, Países Baixos, Lituânia, Azerbaijão, Bélgica, Grécia, Islândia, Moldávia, Suécia, Austrália, Polónia, Sérvia e Estónia.

Sugerir correcção
Ler 98 comentários