Nas veias da natureza da Baviera pulsa a paixão
Paisagens de tirar o fôlego, vales encantados, belezas chancela Baviera e Alpes. Vamos à descoberta de um povo que sobe quase todo ao palco em nome d’ A Paixão, seguimos águas puras, trilhos idílicos, lagos azulíssimos, atingimos o céu e o topo da Alemanha na maior montanha do país. Um passeio lendário de Oberammergau ao Zugspitze para respirar fundo.
“É uma paz, não é?” Sentado num banco na margem verdejante do pacífico rio Ammer, com um solinho a cortar os frios do duradoiro Inverno e a começar a fazer desabrochar a Primavera no vale - e estamos em Maio -, os olhos percorrem a placidez rural de Oberammergau, no parque natural dos Alpes alemães de Ammergau, na Alta Baviera. Não faltam maravilhas alpinas a esta cidadezinha esboçada num vale encantado. Parece isolada de tudo e naturalmente para essa sensação muito contribuem as montanhas, os campos agrícolas que nos lembram que não falta engenho humano no que parece só natureza, as florestas e a tradicional cruz que impera nos ares no cabeço do monte Kofel. Haverá muitas outras terras pela Baviera com os mesmos predicados, mas Oberammergau tem atracções singulares e é por elas que este é o nosso epicentro para um passeio bávaro. Afinal, serão poucos os sítios em que uma pessoa pode ouvir claramente a voz de Jesus a dizer-lhe que aqui se sente “uma paz”, não é?
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.