BCE prepara-se para aumentar a taxa de juro de referência
O aumento dos preços do petróleo contribuirá para um menor crescimento ou mesmo para a redução do consumo de petróleo tanto na União Europeia como no resto do mundo.
O comité de política monetária da Reserva Federal dos EUA (FOMC) anunciou a 4 de maio um aumento da taxa de juro de referência de 0,5 pontos percentuais. O objetivo para essa taxa de juro de referência dos empréstimos interbancários de muito curto prazo passa a ser de 0,75% a 1,0%, ainda assim abaixo do nível a que se encontrava até meados março de 2020 (1,0% a 1,25%) e muito inferior à taxa de juro sugerida pela regra de Taylor de política monetária que, de acordo com diferentes fórmulas de cálculo, deveria estar entre 6,0% e quase 9,0% como se depreende da figura abaixo. Note-se que em março, a taxa de inflação dos últimos doze meses nos EUA atingiu 8,5%, muito influenciada pelos preços da energia, que cresceram 30%.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.