3, 2, 1… satélites com tamanho de latinhas foram lançados em Ponte de Sor
No Alentejo, também podem ser lançados microssatélites. Foi isso que aconteceu esta semana em Ponte de Sor, com pequenos satélites em forma de latas desenvolvidos por 13 equipas de alunos do ensino secundário e duas do básico. É o CanSat Portugal 2022. Quem ficar em primeiro lugar vai à final europeia em Bolonha.
Dentro de uma carrinha, num caminho em terra batida cheio de altos e baixos, Brenda Matos, Ivan Morais, Rodrigo Sobral e Gonçalo Lin vão preparados para lançar um satélite com o tamanho de uma latinha. Ao lado destes alunos da Escola Secundária Adolfo Portela (em Águeda), vai o professor João Cera. Depois de alguns minutos de viagem, o grupo, de seu nome “Osíris”, chega ao local do lançamento: um campo rodeado de arrozais em Ponte de Sor, em pleno Alentejo.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.