“A insurreição é a condição da nossa vida. Temos de nos insurgir contra tudo o que está mal”

Viver na insurreição é natural para quem escolheu a alegria de Deus em vez do Deus castigador que lhe apresentaram em criança. Frade dominicano, tem-se dedicado a lutar contra o que estraga, nome que dá ao pecado. Frei Bento Domingues escreve há 30 anos no PÚBLICO e quer continuar, insurrecto.

RG Rui Gaudêncio - 28 Abril 2022 - Frei Bento Domingues. Comemora 30 anos de crónicas no jornal Público. Lisboa. Público
Fotogaleria
Frei Bento Domingues comemora 30 anos de crónicas no jornal PÚBLICO Rui Gaudêncio
RG Rui Gaudêncio - 28 Abril 2022 - Frei Bento Domingues. Comemora 30 anos de crónicas no jornal Público. Lisboa. Público
Fotogaleria
Frei Bento Domingues posa no meio do corredor da igreja Rui Gaudêncio

À primeira vista, está de frente para o altar no meio do extenso corredor da igreja, projecto da dupla de arquitectos José Fernando Gonçalves e Paulo Providência. À disposição do fotógrafo. Obedece a cada pedido. Olhar em frente. Um passo atrás. Está no seu território particular, o espaço onde vive, no convento de São Domingos, em Lisboa. É lá que quer ficar depois da morte, como muitos dos seus companheiros, as cinzas no claustro. Olha para esse verde que as torna invisíveis. Frei Bento Domingues, a completar 88 anos em Agosto, conhecido pelas suas posições tantas vezes controversas no seio da Igreja Católica, homem de pensamento livre, faz trinta anos neste dia 3 de Maio que escreve crónicas semanais no PÚBLICO — a data será assinalada com uma conferência. Diz que não gosta de escrever, que não tem esse dom. A conversa estende-se, como sempre acontece quando se conversa com alguém que se interessa pelo mundo sem reservas e que existe na dúvida. Este é um momento de celebração da alegria como ele quer que seja na Igreja e na vida.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 9 comentários