O Melhor Actor é Will Smith
Depois do bizarro momento em que o actor parece ter agredido Chris Rock, Will Smith ganha um Óscar de Melhor Actor por King Richard.
Will Smith, que antes tinha agredido Chris Rock no palco, aparentemente por causa de uma piada sobre Jada Pinkett Smith, a sua mulher, ganhou o prémio de Melhor Actor por King Richard, de Reinaldo Marcus Green, em que faz de Richard Williams, o pai das tenistas Venus e Serena Williams.
Smith agradeceu a estatueta falando de Williams como alguém que fazia tudo para proteger a família. Em lágrimas, disse que estava a ser chamado na vida para “amar pessoas e proteger pessoas”.
Referiu o que Denzel Washington, que estava nomeado, lhe disse pouco após a agressão: “tem cuidado, no teu momento mais alto é quando o Diabo vem atrás de ti”.
Sem referir directamente o incidente, pediu desculpa à Academia e aos outros nomeados. “A arte imita a vida. Eu pareço o pai louco, tal como disseram do Richard Williams. O amor vai-te fazer fazer coisas estranhas.” Ainda rematou, dizendo que espera que a Academia o convide de volta.
O prémio foi apresentado por Uma Thurman, Samuel L. Jackson – cujo Óscar honorário não teve direito a plena transmissão televisiva – e John Travolta, em honra dos 28 anos (uma efeméride pouco redonda) de Pulp Fiction, que ganhou o Óscar de Melhor Argumento Original.