Mais aposta na promoção da saúde e nos profissionais. Grupo de 48 personalidades defende prioridades para o SNS
Além destes dois pontos que consideram “particularmente importantes”, o grupo, constituído por personalidades que vão da saúde à política, defende ainda a existência de financiamento adequado e maior envolvimento dos cidadãos na área da saúde.
O mote é: “Como garantir o futuro do SNS.” Um grupo de 48 personalidades — desde a saúde à política — elaborou um documento com as dez prioridades que devem estar contempladas no programa para a saúde do novo Governo, de forma a assegurar um Serviço Nacional de Saúde (SNS) capaz de fazer frente a desafios passados e também futuros. Já foi enviado ao PS e à actual ministra da Saúde, Marta Temido. Dar prioridade à promoção da saúde e prevenção da doença e a políticas que motivem os profissionais de saúde são algumas das linhas prioritárias que defendem.
O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.